29 de dezembro de 2013

Estágio no exterior com o Ciência sem Fronteiras

A Universidad de Jaén recebeu 356 estudantes brasileiros entre 2012 e 2013. Dentre eles, 78 pertenciam ao Programa Ciência sem Fronteiras e tiveram a chance de estagiar no exterior.

Com a possibilidade de fazer estágio ao final dos 9 meses de estudo, muitos alunos se interessaram por prorrogar sua estadia na Espanha e viver a experiência de estagiar em uma empresa, em um laboratório ou em outra instituição. A UJA nos deu grande apoio desde o princípio, recebeu inscrições dos interessados em estagiar, procurou vagas de acordo com os interesses dos alunos e ajudou no encaminhamento dos estudantes.

Alguns exemplos...

Jéssyca e eu na CLH
Eu, aluna de Ciências Biológicas da UFC, fui um deles! A universidade conseguiu, para mim e outros 4 estudantes, uma vaga na empresa espanhola CLH - Compañía Logística de Hidrocarburos. A CLH é a líder em transporte e armazenamento de derivados do petróleo na Espanha e lá pude atuar no controle de qualidade dos produtos, mais especificamente controle de contaminação microbiológica. Além disso, desenvolvi um projeto de escolha de um novo método de detecção de contaminação. Essa oportunidade fez com que eu tivesse contato com uma área em que eu nunca havia atuado, foi um aprendizado incrível!

Jéssyca Oliveira, estudante de Química e Tecnologia com ênfase Ambiental (UTFPR), também estagiou na CLH e gostou de conhecer um ambiente de trabalho diferente: "O que eu vi que funciona lá é o modo de trabalho, um jeito mas livre, mais tranquilo... O ambiente de trabalho é bom, horário maleável, pausa para lanche e tudo mais. E tudo isso não é perda de tempo, pelo contrário funciona muito melhor!"

Contato com alta tecnologia

Maxsuel em campo!
Aluno de Engenharia de Agrimensura da UFAL, Maxsuel Bonfim estagiou na empresa Construcciones SANDO: "Trabalhei com topografia, fui a campo todos os dias". SANDO faz parte de um grupo empresarial multinacional consolidado como uma das maiores entidades do setor de construção na Espanha. Max destaca os equipamentos utilizados durante o estágio: "operei equipamentos de última geração, o que nunca tive a oportunidade aqui no Brasil".

Max pôde trabalhar num trecho da obra do Metrô de Granada. Essa experiência pode lhe trazer oportunidades pro futuro no Brasil: "Há um projeto de implantação de um VLT (veículo leve sobre trilhos) aqui em Maceió. Acredito que eu possa ter uma oportunidade de trabalhar nesta obra visto que tive uma experiência em projetos de vias férreas". Além disso, o estudante conta "eu trabalhei com topografia no túnel, vi como se faz... é uma coisa que eu deveria estudar numa disciplina chamada Topografia Especial". Max afirma que por falta de estrutura, os alunos não veem todo o conteúdo e a disciplina fica defasada.

Além do estágio, maior vivência do idioma!

Edilene Andrade, estudante de Engenharia Ambiental da UFC, conseguiu estágio na Granja Escuela Huerto Alegre em Granada. "Eu era ajudante de monitores de uma colonia de férias toda voltada pro meio ambiente", conta Edilene, "eles realizavam atividades de educação ambiental". Além da experiência de trabalho, o estágio também nos faz praticar mais a língua local: "O que eu mais gostei foi o contato intenso com o idioma, pude aprender muito mais o espanhol", destaca a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário