15 de agosto de 2014

A vida de um Ciência sem Fronteiras

O UJA sem Fronteiras recebeu algumas sugestões de temas para postagens. Uma das mais legais foi de falar sobre a rotina durante o intercâmbio! Para isso, convidei alguns amigos para falar um pouco sobre como era a vida dela em Jaén - Espanha durante o Ciência sem Fronteiras. Hoje, vamos conhecer Helena Albertino, estudante de Engenharia Ambiental da UNESP!

Helena em um dos locais mais bonitos de Jaén - O Castelo de Santa Catalina
1- Como era a vida na cidade em que vc fez intercâmbio? Como era a sua rotina?

A vida em Jaén era bastante tranquila. Durante a semana todos iam à Universidade e trabalhavam. Andando pelas calçadas de Jaén era perceptível que todos tiravam um tempinho para um desayuno* às 11h pelas cafeterias da cidade e também tiravam uma horinha para um happy hour às 18h. Era incrível, cafeterias e bares sempre lotados nesses horários do dia! Nos finais de semana muitos iam às compras. Um local que íamos bastante bater perna era o Centro Comercial, tudo se reunia lá, supermercado, lojas, lanchonetes, sorveteria, entre outros.

Minha rotina era assim: pelas manhãs eu ia para o curso de espanhol na universidade, no horário de almoço eu voltava caminhando para casa, passava no supermercado e ia pra casa fazer almoço. Depois do almoço sempre, sempre, eu tirava uma soneca, a siesta** (eu me identifiquei bastante com esse costume dos espanhóis hehehehe). A tarde eu voltava para a universidade. Chegava em casa por volta das 9 da noite, preparava minha janta.

2- Aonde vc mais gostava de ir?

Preciso ser sincera, os lugares que eu mais gostava de ir pra me divertir e me reunir com todos eram os Pub's de Jaén (hahahaha), principalmente Aire 21 e DM. Quando eu cheguei a Jaén, eu realmente fiquei surpresa da quantidade de Pub's que tinham para sair tanto durante a semana, quanto nos finais de semana, isso bastante diferente da minha cidade Universitária daqui do Brasil.

Outro lugar que eu adorava ir era no Galuchi, para sair de "tapas" com os amiguinhos, ohhhhhhh coisa boa de se fazer naquela cidade, sinto muitas saudades mesmo! Aos finais de semana eu adorava ir ao Parque do Boulevard correr ou relaxar na grama. Era muito legal ver o parque cheio de gente, principalmente no verão que as pessoas ficavam lá até de madrugada. Outra coisa que eu fazia de vez em quando era pegar emprestada a bicicleta de um amigo espanhol e ir a trilha esportiva que tinha em Jaén, algo que aqui no Brasil eu sempre fiz durante a minha rotina. 

3- Do que vc mais sente saudade?

Sinto muitas saudades de todos que ali eu conheci, se fosse pra eu voltar sozinha nada seria como antes porque ninguém que eu conheci estaria lá. Se for pra dizer algo que eu sinto muita falta, nem preciso dizer que são as saídas aos Pub's, onde todos se reuniam, conversavam, dançavam, tomavam "chupitos" ao preço de 1 euro e cervejas muito boas a 1 euro também. Ao som daquelas músicas espanholas que só escutando e estando lá pra gostar e curtir da melhor maneira! Eu realmente sinto muita falta de tudo isso!


Além disso, algo muito importante, eu sinto falta de segurança de lá e da Europa em geral. Muitos locais não são tão seguros, como as cidades grandes, mas morando na cidade de Jaén, eu posso dizer que morei no céu por um ano de minha vida, pois ali estive muito tranquila o tempo todo, conheci pessoas maravilhosas e vivi momentos inolvidables***.

Essa foi uma pequena amostra das experiências incríveis que a gente pode ter durante o intercâmbio!

Obrigada, Helena!

* desayuno = café-da-manhã.
** siesta = costume presente em muitos países de descansar, ou dormir, depois do almoço. Em muitas cidades espanholas, todas as lojas fecham nesse horário.
*** inolvidables = inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário